"Despertar de um individuo"
Como conviver com pecados será que todos
nós tememos o juízo final?
A crença de um julgamento do homem, tendo Deus como juiz, os ato praticados em vida por este, é comum em quase todas as religiões do Mundo.
Porém são muitos os que crêem que ainda vivos poderão estar sendo julgados, como os cristãos que esperam a vinda do Messias por uma segunda vez, crendo que poderão receber a recompensa prometida ainda em vida.
E por onde anda estes conceitos hoje em dia?em quem devemos confiar," Mundo" em que, criamos nossos filhos nossos e netos; que bombardeados todos os dias com uma serie de propagadas de consumo?
Uma boa parte de jovens do Brasil ainda sem acesso a boas escolas,bons salários entram numa disputa desleal em relação a boa parte da sociedade .
Como ajudar um jovem a não entrar neste caminho de ilusão?
como ensinar um jovem a não cometer atos incriminam uma pessoa inocente ?
Certas perguntas só podem ser respondidas ,quando buscamos por meio da Educação;
E o caráter onde fica? diz o ditado que,
O caráter é aquilo que você faz quando ninguém esta olhando.. Epicúro..
O desejo de fazer com próximo, só o que queremos para nós mesmos,pode ser um grande começo.
Kant sobre a natureza do homem:
A tarefa central da educação é orientar um ser que não pode ser conhecido por não ter essência determinada, e que, por isso, pode tomar diferentes direções,
O homem é livre e por isso ele pode ser educado. Mas, a liberdade está inclinada para o bem ou para o mal? Kant não fala em uma natureza humana exatamente má, mas o homem não nasce isento de vícios.
No entanto, ao mesmo tempo em que nasce com disposição para seguir impulsos, vícios, o homem nasce com a lei moral dentro de si.
Em Sobre a Pedagogia afirma: "A única causa do mal consiste em não submeter a natureza a normas. No homem não há germes senão para o bem" (KANT, 1996b, p. 24)
Então, considerando seu caráter inteligível, a humanidade é integralmente boa.
Já que o homem não nasce determinado para o bem ou para o mal, Kant propõe uma educação como aprendizagem do exercício das regras no plano teórico e prático.
A criança sendo habituada a trabalhar por constrangimento na escola está submissa a uma obediência passiva, o que no início da educação é bom, para que ela discipline sua vontade.
Aos poucos a disciplina se interioriza e a criança passa a obedecer a si mesma, quando descobre a liberdade.
Dessa forma a educação moral kantiana conjuga disciplina e liberdade. Por isso para Kant a disciplina não é oposta à autonomia, ao contrário, a disciplina é necessária para que o homem aprenda a guiar sua vontade pela razão e assim possa ser autônomo.
O Livro de Aristóteles. Ética à Nicômaco
Dedicando-se à ética, Aristóteles escreveu uma obra fantástica intitulada Ética à Nicômaco, já que foi dedicada a seu filho Nicômaco. A obra é composta de dez livros, nos quais Aristóteles assume um papel pedagógico de um paipreocupado com a educação de seu filho e, acima de tudo, com a sua felicidade. O tema central da filosofia ética de Aristóteles é a felicidade, pois para ele, a finalidade última do ser humano é a felicidade, ou seja, todos nós queremos ser felizes.
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Cuide do seu caráter, dinheiro acaba e maquiagem sai com água.
malú.
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